Oratório da madre Bárbara Maix ganhará novo local

O oratório em homenagem a Bem Aventurada Serva de Deus Bárbara Maix, apresentado em frente ao Hospital Arcanjo São Miguel (HASM), ganhará um novo local no decorrer do primeiro semestre deste ano.

Construída em 2012, pelas Irmãs da Congregação do Imaculado Coração de Maria (ICM) – na época mantenedoras do HASM, a edificação teve como objetivo inicial fazer com que a religiosa austríaca, beatificada em 06 de novembro de 2010, passasse a ser ainda mais conhecida.

“Sempre entendemos que nossa querida Bárbara Maix merecia um espaço onde as pessoas tivessem um contato direto com aquilo que envolveu a sua história de vida, para termos mais olhares voltados a nossa fundadora da Congregação que está apenas por mais um milagre para ser anunciada Santa pelo Vaticano”, comentou a coordenadora da equipe de visitação ecumênica do HASM, irmã Therezinha Balestrin, que apresentou uma uma urna com uma relíquia da partícula de um osso de Bárbara Max, trazida especialmente para ser colocada no oratório.

No decorrer do mês de março, o presidente da Comissão Interventora do HASM, também secretário municipal adjunto da secretaria de Saúde, Jeferson Moschen, recebeu a irmã Therezinha para iniciarem as tratativas referentes a mudança, inclusive a escolha do local do oratório, que será levado para junto de um pequeno lago, próximo do estacionamento interno, a alguns metros do prédio onde está a sala do SAMU.

“A religiosidade que envolve a comunidade de Gramado e da região nos permite dizer que a popularidade ainda maior da madre Bárbara vai ser fortalecida aqui, diante da valorização que nós, da Comissão Interventora, passamos a objetivar, não apenas com a troca de local do oratório, mas permitindo que as portas deste espaço estejam abertas em determinados horários, para as pessoas alimentarem a fé e, por consequência, a esperança para a vida”, explicou Jeferson Moschen, que analisa a possibilidade de colocar imagens da madre Bárbara Maix e até promover um abaixo assinado próximo dos locais de acesso ao hospital.

“É importante que as pessoas conheçam verdadeiramente essa história, voltem os olhares e fortaleçam a mesma fé que levou uma família a salvar uma criança, no ano de 1944, no interior de Caxias do Sul. Quem sabe não sejamos nós, aqui de Gramado, quem permitirá acontecer esse novo milagre de Bárbara Maix e, com esse manifesto popular, promovermos uma sensibilização no Vaticano”, ressaltou Jeferson.

Quem foi Bárbara Maix?

A religiosa nasceu em 27 de junho de 1818, em Viena, na Áustria. Perseguida pela Revolução de 1848, mudou-se para o Rio de Janeiro. No ano seguinte, fundou a Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria. Residiu no Rio de Janeiro e no Rio Grande do Sul – atuando durante 14 anos em Porto Alegre Dedicou-se ao serviço da caridade através da educação e acolhida às crianças órfãs, filhos de escravos, das vítimas da peste e aos mutilados pela Guerra do Paraguai.

Últimos anos de vida

Bárbara Maix faleceu na cidade do Rio de Janeiro, no bairro do Catumbi, onde morava com quatro religiosas numa casa emprestada. Era de saúde frágil, sofria da asma e de problemas cardíacos. No dia 17 de março de 1873, sentiu-se mal após a missa, e acompanhada por uma religiosa, sentou-se em sua cadeira de braços onde muitas vezes passava as noites nos momentos de crise, e faleceu com um sorriso nos lábios, um sorriso de paz. Tinha 54 anos, sua fé foi imbatível. Deixou o perdão como herança, e a todos o perfume da sua santidade.

Em 1957 seus restos mortais foram transladados para Porto Alegre onde se encontram na Capela São Rafael, no centro da capital gaúcha.

O primeiro milagre e a Beatificação

O processo de Beatificação foi iniciado, em fase diocesana, no ano de 1993. Em 29 de abril de 2003 teve a aprovação da comissão histórica da Congregação para a Causa dos Santos. O decreto de suas virtudes heroicas foi aprovado aos 3 de julho de 2008, e o decreto do milagre teve aprovação no dia 27 de março de 2010, em consistório pelo Papa Bento XVI.

Milagre este que ocorreu em Santa Lúcia do Piaí – no interior de Caxias do Sul, quando no dia 10 de julho de 1944 um menino, Onorino Ecker, de quatro anos de idade sofreu queimaduras de terceiro grau enquanto brincava com seus irmãos.

O menino foi levado, a pé, para o hospital que ficava cerca de 15 km de sua casa. Durante a sua internação sofreu convulsões e os médicos davam seu caso como perdido, restando apenas um milagre para o tirar daquela situação. Foi quando uma enfermeira e também freira da Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria iniciou junto com os pais do menino uma novena pedindo a intercessão da fundadora Bárbara Maix. A criança foi se recuperando milagrosamente e no dia 25 do mesmo mês, o menino recebeu alta do hospital totalmente curado.

A Venerável Bárbara Maix foi beatificada no dia 6 de novembro de 2010, na cidade de Porto Alegre (primeira beatificação na capital gaúcha) em celebração presidida pelo Núncio Apostólico no Brasil, Dom Lorenzo Baldisseri, tendo em vista que o prefeito da Congregação para a Causa dos Santos, arcebispo Dom Angelo Amato, não pode comparecer a Beatificação por motivos de saúde.

"Todos os anos, no dia 06 de novembro, seguimos em peregrinação até Santa Lúcia do Piaí, onde é é celebrada uma missa em homenagem a Bárbara Maix, com a presença do Sr. Onorino. É um momento de muita emoção", finalizou a irmã Therezinha.

Texto e foto: Voltencir Fleck.

Oferecendo o melhor atendimento desde 1947