Cerimônia de Entrega dos Leitos Temporários de UTI

No dia 18 de junho de 2020 às 14h houve a Cerimônia de entrega dos Leitos de UTI Temporária do Hospital Arcanjo São Miguel. Os leitos são financiados pelo Ministério da Saúde a partir da PORTARIA GM/MS 1.502 de 08 de Junho de 2020 e tem estipulado a atividade por 90 dias, podendo ser estendida e com foco para pacientes suspeitos ou confirmados COVID-19. São 08 leitos habilitados pelo Ministério da Saúde e 01 leito habilitado pela SES/RS, totalizando 09 leitos de UTI Temporário. Importante dizer que um dos critérios para a definição das Cores das Bandeiras do modelo de Distanciamento Social do Estado RS é o número de leitos de UTI disponíveis para população de cada região, ou seja, estes novos leitos vão contribuir para que dinâmica econômica e social da região permaneçam em atividade. Também é importante informar que o HASM organizou as seguintes estruturas de trabalho interno para o enfrentamento do Coronavírus/COVID-19: • A implantação da comissão de enfretamento do Coronavírus interna do Hospital com composição multiprofissional/multidisciplinar envolvendo Médicos de várias especialidades, nutricionistas, farmacêuticos, enfermeiros entre outros profissionais e integrando o Núcleo de Segurança do Paciente, o Controle de Infecção Hospitalar e a Comissão de Fármaco Vigilância. • O Hospital decidiu por estruturalmente estabelecer um ambulatório de triagem de doenças respiratórias em anexo a urgência e emergência, separando assim pacientes com sintomas gripais de pacientes sem sintomas gripais. • Também estabeleceu uma unidade de Isolamento Clinico Adulto para pacientes suspeitos ou confirmados de COVID-19 que não necessitam de UTI. • O Hospital mantem uma UTI Tipo II Adulto de 10 leitos. • O Hospital teve habilitado uma UTI Tipo II Adulto com 08 novos leitos temporários pelo Ministério da Saúde desde 10 de junho de 2020 e que estarão em funcionamento a partir de hoje, exclusivo ao COVID-19. • O Hospital também habilitou mais 01 leito de UTI Temporária pela SES/RS. • Foi estabelecida uma sala critica de atendimento exclusivo a pacientes Covid-19, que precisam de procedimentos que geram aerossóis, onde a equipe e o próprio pacientes ficam com maior cuidado. • Estabelecido fluxo de paciente e critérios para internação e manutenção de cada paciente em cada uma dessas unidades. • Foi estabelecido um protocolo precoce de atendimento ao paciente na fase 01 do Coronavírus (replicação viral) onde o hospital disponibiliza caso seja prescrito pelo médico, o tratamento com medicamentos específicos. • Hospital remanejou e fez manutenção preventiva de todos os equipamentos, monitores, bombas de infusão e 32 ventiladores mecânicos disponíveis. • Em caso critico, existe um plano de contingencia do hospital para estabelecer que os 12 leitos da sala de recuperação nova se tornem leitos de manejo intensivo, associando aos 10 leitos existentes e aos 09 leitos temporários também habilitados, chegando à possibilidade de 31 leitos de manejo critico. • Foi estabelecido um berçário/leito pediátrico especifico e separado para pacientes nascidos de gestantes com síndrome gripal em suspeita ou confirmado de Covid-19. • Também foi estabelecida uma sala de observação pós-operatória especifica para pacientes com síndrome gripal, suspeito ou confirmado de COVID-19.

Assim com esses protocolos estabelecidos, o Hospital Arcanjo São Miguel comunica sua Comunidade que se preparou de forma segura e organizada para o enfrentamento do COVID-19 e que apresenta hoje uma das melhores estruturas hospitalares para o manejo de pacientes COVID-19 da região. O HASM através de sua Direção Administrativa, Comissão Interventora e Direção Técnica Médica, agradecem a toda Comunidade, ao Corpo Clínico do Hospital, a Equipe de Colaboradores, a Secretaria Municipal da Saúde, a Câmara de Vereadores, ao Poder Judiciário e Ministério Público de Gramado, ao Conselho Municipal de Saúde, a 5° CRS e ao Poder Executivo de Gramado pela ajuda, confiança e participação nas melhorias do Hospital Arcanjo São Miguel.

Oferecendo o melhor atendimento desde 1947